Desafios no campo jurídico -conheça os principais e prepare-se!

Tema de grande amplitude, os desafios no campo jurídico para um profissional do Direito, nestes tempos de grandes transformações sociais e tecnológicas, podem ser encarados em diversas perspectivas. Entre estas, os desafios do jovem advogado iniciante na carreira, os desafios dos já experientes diante de novos equipamentos e tecnologia, os desafios ante novas perspectivas de negócios e de gestão e, especialmente, como preparar-se para um futuro ainda bastante incerto para a profissão.

Entre estas incertezas, está a própria permanência da profissão diante do vertiginoso desenvolvimento das novas tecnologias e sua inteligência artificial – já existem teóricos que garantem que o fim da profissão de advogado, para humanos, aproxima-se com rapidez.

Profissional que defende a democracia

Um quadro que chega perto do catastrofismo, portanto, o que não pode ser tolerado por um bom advogado – afinal, treinado para ter equilíbrio e argúcia diante do contraditório, o advogado é quem deve manter o equilíbrio e a altivez das ideias. Mesmo com esta lucidez profissional, entretanto, cabe ao advogado perguntar-se mesmo quais são seus verdadeiros desafios no campo jurídico.

O advogado tem direitos profissionais assegurados pela Constituição Federal e, pela lei 8.906/94, que define o Estatuto do Advogado, possui atribuições que lhe são privativas e visam garantir a ordem constitucional, os direitos civis dos cidadãos e, portanto, a própria manutenção da plena democracia no País.

Excesso em certas áreas, carência em outras

A balbúrdia vivida em diversos campos, do político ao institucional, entretanto, já tem levado muitos teóricos e estudiosos da matéria a discutirem até onde mantém-se o atual sistema jurídico e os paradigmas da advocacia. Isso porque a ordem atual das coisas e a própria burocracia judicial – e estatal como um todo – leva ao desestímulo profissional, por simples casuísmo ou até pelo que alguns chamam de “a loteria judicial” – um processo fica parado por anos à espera que algum burocrata lembre-se dele na fila processual.

Saiba quais áreas jurídicas são beneficiadas com o avanço tecnológico

Isso afeta a profissão, assim como o excesso de profissionais em algumas áreas – família, criminal, cobrança – e a falta deles em outras áreas essenciais, como consultoria, tributos, saúde, novas tecnologias e muitas outras.

O advogado como homem de negócios

São grandes, portanto, os desafios no campo jurídico neste momento histórico. Mesmo assim, vamos enfrentá-los neste artigo. É preciso começar por entender que o Direito vive um momento que exige um novo comportamento do advogado, seja para usufruir dos benefícios das novas tecnologias, como, também, para agir como homem de negócios.

Esta é uma questão que precisa ser entendida, especialmente, pelos mais maduros, aqueles que nasceram, cresceram e conheceram escritórios de advocacia como centros jurídicos, responsáveis apenas por solucionar pendências entre partes e buscar o pleno respeito às leis.

O marketing e suas novas exigências

Isso permanece, mas, estes escritórios passaram a ser exigidos, hoje, também como centro de negócios. O próprio escritório transmutou-se para uma corporação jurídica que trata de muitos negócios em nome de clientes, ou, em seu próprio nome. Além disso, é fundamental neste momento que o escritório também vá ao mercado em busca de clientes, tornando-se um negócio quase como outro qualquer.

Por isso mesmo, esta nova fase da advocacia exige que os escritórios tenham bem montados departamentos de marketing, que devem atuar na captura de clientes, mesmo respeitando o que define a este respeito o Código da OAB. Este marketing precisa trabalhar de forma especial através das redes sociais e seus correlatos.

Com o trabalho em casa, nova etapa

Isso mudou, também, o conceito para dentro do escritório de advocacia, que passa a trabalhar com um tipo de gestão administrativa desconhecida até há pouco tempo. É importante acrescentar à gestão deste novo centro de negócios jurídicos a moderna gestão de pessoal, como em qualquer empresa, incluindo aí modernas concepções que só agora surgem com mais força no mercado.

É o caso do trabalho em casa, ou o home work, em que o profissional pode dividir seu tempo com parte do trabalho no escritório e parte em casa. Ou todo ele em casa, conforme for a conveniência das duas partes. São novos e importantes conceitos, só existentes hoje justamente pelo surgimento da internet e suas tecnologias revolucionárias.

O jurídico como parceiro dos negócios

Se os novos desafios no campo jurídico impuseram essas sensíveis mudanças comportamentais ao profissional do Direito, fizeram com que elas também chegassem aos departamentos jurídicos de grandes corporações empresariais. Antes encarados como meros departamentos assessores das demais áreas empresariais, hoje há a necessidade de que, também em grandes empresas, a área jurídica passe a ser integrante do negócio como um todo.

Isso faz com que o advogado que atua no departamento jurídico tenha, também, conhecimento do negócio da empresa, em todas suas dimensões. Ele precisa conhecer procedimentos e processos de outras áreas, para que possa sobre elas opinar e ter participação nas decisões. Objetivo é evitar riscos e atuar como jurídico antes que o erro seja cometido. O departamento jurídico, agora, tem que ser parceiro nos negócios.

Ênfase à advocacia preventiva

Isso quer dizer que o advogado precisa acrescentar à sua formação jurídica e técnica, também conhecimentos empresariais e de gestão do negócio em que está inserido. Precisa conhecer um pouco de gestão empresarial, contabilidade, ciências comportamentais e até mesmo marketing de negócios. Precisa ser um profissional com formação teórica bem mais ampla.

Sua nova presença como advocacia preventiva precisa ser reconhecida na empresa, porque tornou-se assim importante. A cultura agora é outra e o advogado deixou de ser o elaborador de contratos para inserir-se em todo o conjunto, também como um homem de negócios com conhecimentos jurídicos.

Muitos desafios no campo jurídico

Voltando para o escritório de advocacia, estes mesmos conhecimentos da atividade empresarial, exercidos no departamento jurídico, precisam também ser empregados no seu próprio escritório. Que virou negócio jurídico, lembra-se? As tarefas de gestão vão incluir gestão de pessoal e sua nova filosofia (O Departamento de Pessoal virou Departamento de Recursos Humanos), gestão financeira e, principalmente, gestão de marketing, como já enfatizado anteriormente. Hoje há desafios no campo jurídico até há pouco inexistentes: um deles é a produtividade.

Como ser um advogado virtual?

Com a especialização, também novidade, cada profissional precisa cumprir com eficácia a sua tarefa, da melhor forma e no menor prazo possível. Por isso, dependendo da tarefa, ele pode ficar em casa junto ao computador, com o que vai economizar tempo e dinheiro do trânsito. Enfim, da gestão financeira à gestão de pessoal, incluindo a gestão de marketing, os desafios no campo jurídico hoje são muitos. E desafiadores, o que se torna instigante para a profissão.

Cite um desafio que você considera para o futuro dos advogados. Deixe seu comentário!

Escrito por Daniel Santos

Coordenador e gestor estratégico

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *