Advogado-do-futuro-e-a-importância-do-data-driven-Sisea

Advogado do futuro e a importância do data-driven

Advogado do futuro e a importância do data-driven – A inteligência artificial aos olhos de muitos parece uma realidade distante para os profissionais do Direito, ocorre que os mesmos se enganam ao pensar que a tecnologia não tem o poder de influenciar, criar e colaborar com o exercício de uma profissão tão complexa e objetiva quanto a figura do advogado.

Esta mesma inteligência artificial, quando trabalhada em conjunto com o chamado data driven, se torna uma ferramenta maravilhosa para extrair ao máximo seus benefícios em um escritório de advocacia.

Para a utilização desta tecnologia de maneira satisfatória, não é o bastante estar aberto para o conhecimento, mas exige uma mudança de pensamento, extinção de determinados dogmas, e compreensão, de que o manejo correto de dados dentro de um escritório, não significa apenas estar em conformidade com o mercado, e sim estar no páreo competitivo da cadeia corporativa.

O QUE É E COMO PODE SER APLICADO O DATA-DRIVEN?

            O data-driven pode ser interpretado como um conjunto de dados, que juntos, salvos e aplicados à situações rotineiras de uma empresa/sociedade, delimitam estratégias e planos de ação reais, e não baseado em palpites ou achismo.

Saiba como um software de gestão de processos ajuda na colaboração

Porém, é de suma importância entender e delimitar quais dados são importantes e quais não possuem uma relevância tão grande para ser inserida no sistema, uma vez que o mesmo deve ser preciso, para que assim possa colaborar de maneira mais efetiva com a empresa.

No caso dos escritórios de advocacia, sua aplicabilidade por ser ainda mais efetiva, quando a equipe se empenha em reunir dados de casos anteriores, casos ainda em andamento, boas jurisprudências, para que assim , com essa juntada de dados, o sistema possa reconhecer o tipo de decisões que foram tomadas, analisar erros e possíveis riscos, trazendo para o escritório e seus clientes maior segurança jurídica e eficácia.

Assim, com a união dos indicadores corretos, as ferramentas que irão compor o data-driven, poderá “entregar” através de relatórios e pareceres, o desempenho passado, presente e futuro da equipe e do escritório em sentido lato, sendo cada vez mais preciso e detalhado.

ADVOGADOS DO FUTURO E O AVANÇO DA TECNOLOGIA

            Muitos profissionais do Direito enfrentaram muita dificuldade quando o sistema jurídico brasileiro começou a se modernizar, como por exemplo, tornando os processos digitais, juntamente com seu acesso, peticionamento e despachos, assim com sua assinatura eletrônica (certificado digital) lhe é permitido exercer seu trabalho de onde estiver, seja de seu escritório, de sua casa, de um café ou até mesmo em um sítio, desde que seu computador estivesse conectado à uma rede de internet.

Assim podemos ver que o Direito vem se modernizando há um tempo considerável, devendo os profissionais atuantes na área se atualizar e estarem abertos às possíveis mudanças que sistemas, softwares, e a própria inteligência artificial tem a lhe oferecer, sem preconceitos ou pré julgamentos sem fundamento.

A tecnologia acabou por se tornar um tabu entre os advogados, no qual muitos pensavam ou ainda pensam, que a mesma veio para substituí-lo, ocorre que muito pelo contrário, um software está presente nos escritórios como um facilitador, tornando o tempo do profissional mais otimizado e permitindo que o mesmo se dedique por inteiro ao que realmente importa, sua estratégia.

A IMPLEMENTAÇÃO DO DATA-DRIVEN NOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

            Para implementação de um sistema novo, é de suma importância que seja reunida uma equipe com experiência, para que realizem a coleta de dados necessária e assim, alimentem o sistema com informações relevantes.

As ferramentas usadas para realização de um bom data-driven, precisam ser alimentadas com dados importantes para a projeção de dados valorosos que contribuirão para tomada de decisões por parte da diretoria.

A contratação de um bom software jurídico é indispensável para que o data-driven possa realizar seu trabalho de forma eficaz, pois o escritório deve estar engajado com as novidades da tecnologia para que assim possa realizar uma coleta de dados satisfatória e proveitosa.

Nos dias de hoje, a utilização de dados não serve apenas para fornecer às pessoas estatísticas ou provisões para tomada de decisões, eles são fundamentais para delimitar metas e assim, fazer com que os profissionais tornem seu trabalho cada vez mais preciso e engajado com a atualidade.

Saiba como um software de gestão de processos ajuda na colaboração

Não basta estar aberto à mudança, é necessário que o “advogado do futuro” esteja pronto para administrar e tirar todo o proveito possível das maravilhas do mundo tecnológico, implementando em seu escritório o melhor em termos de programas e softwares.

USANDO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL À FAVOR DA ADVOCACIA

            No momento em que o advogado de hoje, começa a desmistificar a tecnologia da informação, ele começa a entender que a inteligência artificial não passa de uma aliada para o enfrentamento do dia a dia jurídico, diferente do pensamento considerado arcaico de imaginar a tecnologia como uma concorrente.

            Mais do que sua utilização, o data-driven é uma inovação no pensamento dos profissionais de hoje, fazendo com que eles acreditem na capacidade de uma máquina de manejar seu raciocínio, com os dados que foram alimentados pelo próprio escritório, diminuindo consideravelmente os riscos.

            O data-driven se bem implementado nos escritórios jurídicos é uma ferramenta incrível que irá proporcionar aos profissionais que o utilizam maior ganho, tanto em lucro, quanto em produtividade e otimização de tempo. Com seu uso, as incansáveis buscas por informações passadas, e de pouca valia acabam fazendo com que os profissionais utilizem seu tempo para o que realmente importa.

            Em diversos momentos paramos para nos perguntar como seria se tivéssemos mais tempo para desenvolver atividades que realmente gostamos, seja em sua vida pessoal, quanto na profissional, e é neste exato momento que nos damos conta que a tecnologia e seus avanços diários, está a nossa disposição para nos dar exatamente isso, tempo.

Escrito por sisea

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *