7 dicas infalíveis para uma boa argumentação jurídica

Uma boa argumentação jurídica é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho satisfatório para o profissional do Direito. Normalmente, quando falamos em argumentar no meio jurídico, logo nos remetemos a figura do advogado, e este fato realmente é inequívoco, uma vez que uma das principais “ferramentas” de trabalho do advogado nada mais é do que a argumentação.

Porém, podemos também levar em consideração que uma boa argumentação é de suma importância para todo e qualquer profissional do Direito, uma vez que para defender seu ponto de vista, seja na posição que estiver, é necessário que seus argumentos sejam robustos e convincentes, caso contrário cairá por terra.

Um profissional que consiga expor seus argumentos com maestria em meio a um impasse, se destaca frente ao seu adversário e os demais ouvintes, pois temos uma característica natural de focarmos nossa atenção aquilo que nos parece mais convincente e sólido, e mesmo que os argumentos expostos não tenham sido tão satisfatórios, a forma com que são expressados os tornam mais convincentes.

Stress do dia a dia: como lidar com ele no mundo da advocacia

Manter o foco no tema

Quando precisamos realizar um discurso ou apresentação, seja em uma reunião, em uma audiência, ou até mesmo em uma palestra jurídica, deve ser pontuado cada assunto que virá a ser abordado, mencionando os pontos cruciais para chamar a atenção de seu ouvinte.

Uma vez como interlocutor em uma discussão, tomamos para nós mesmos o foco dos ouvintes, porém, caso o locutor se torne disperso ou fuja do tema que deveria estar sendo explorado com maior riqueza de detalhes, perderá a atenção de seus ouvintes e consequentemente o sucesso da apresentação.

Caso o foco seja perdido, muitas vezes os ouvintes não conseguem interpretar o sentido ou o objetivo que o interlocutor pretendia com o discurso realizado, tornando assim quase impossível sair vitorioso.

Tenha total domínio sobre o assunto

Ter total domínio sobre o tema a ser abordado em sua apresentação é de suma importância para o sucesso de seu trabalho, uma vez que o domínio do tema não só faz com que você desenvolva melhor sua apresentação, como também o deixa tranquilo e preparado para imprevistos, sendo que podem acontecer em todo e qualquer ambiente., sendo assim, nada como estar preparado para tudo.

Tranquilidade é o segredo

Nem todas as pessoas conseguem dominar seu emocional na hora de realizar uma apresentação ou em alguma situação em que deve se impor, mencionar sua opinião sobre determinado assunto da empresa, se reportar ao seu superior, entre outras situações corriqueiras que ocorrem no dia a dia de qualquer profissional.

Porém, é de extrema importância controlarmos nossas emoções, para que assim o risco de perdermos o foco ou de demonstrarmos fraqueza em nosso argumento ocorra. Assim, se você é uma pessoa que tem certa dificuldade em controlar seu sistema nervoso, tente se acalmar antes de expor seus argumentos, realize atividades previamente que possam lhe trazer mais tranquilidade e segurança, pois você deve dominar seu emocional e não deixar que ele domine você.

Evite agressividade e seja gentil

Por mais preparado que você possa estar para um debate, devemos sempre nos colocar no lugar de nosso ouvinte por dois motivos relevantes, um deles é que se colocando no lugar do outro você se permite pensar em sua estratégia de argumentação, buscando uma possível abertura, para possivelmente revertê-la a seu favor no momento em que estiverem debatendo, assim você poderá fazer com que seu adversário perca o foco, lhe garantindo uma vantagem no decorrer do debate.

Outro motivo relevante para se colocar no lugar de seu adversário é parar e pensar como você gostaria de ser tratado em meio aquele debate, o fato de ter um adversário no momento de um impasse, não nos dá o direito de nos esquecer que ambos estão realizando seu trabalho, devendo haver cordialidade e profissionalismo recíprocos.

Autoconfiança é indispensável para o sucesso

O profissional que demonstra autoconfiança sempre gera desconforto para o seu adversário, pois confiança intimida e faz com que seu adversário fique receoso no momento do

impasse, lhe dando assim uma vantagem logo de início. Além disso, ser um profissional autoconfiante garante que sua argumentação jurídica se torne mais convincente e firme aos olhos dos ouvintes.

Ao demonstrar autoconfiança para seu adversário em meio a um debate, você estará demonstrando subliminarmente à seu adversário que possui total domínio sobre o assunto, que seus argumentos são convincentes e que por melhor que possa ser a estratégia que de seu adversário, você terá grandes são de revertê-la a seu favor.

Tenha já preestabelecido seu ponto de partida, meio e fim

A preparação para delinear seus argumentos em um impasse jurídico é vital para um bom desempenho, para isso estabelecer previamente seu início, meio e fim, é muito importante para manter a organização de pensamentos e entendimento dos ouvintes.

Organizar a rotina do seu escritório, uma tarefa urgente

Muitas vezes nos sentimos tão seguros por já possuir uma vasta experiência profissional, que deixamos de realizar uma preparação mesmo que simples, antes da apresentação de nossa argumentação jurídica, elevando assim o risco para que o rumo da apresentação saia de nosso controle, dificultando o convencimento e aprovação de nossos argumentos, ou seja, estaríamos subestimando nosso adversário, colocando em risco o sucesso de nossa argumentação.

Seja organizado e pontual

É de grande valia para um profissional do Direito ser organizado em seu ambiente de trabalho, seja internamente ou externamente, pois a organização é uma qualidade que é visível aos olhos dos outros, e não apenas aos nossos olhos, tornando você cada vez mais admirável e preparado. O mesmo podemos dizer quanto a pontualidade, esta é uma qualidade de extrema importância para exercer seu trabalho com profissionalismo e respeito.

A teoria que aprendemos na graduação, ou nos mais diversos cursos de aperfeiçoamento e títulos não lhe dá a fórmula mágica para a realização de uma boa argumentação jurídica, e por mais que muitos possam discordar, um bom argumento faz parte do exercício do Direito, tanto de seu estudo, quanto de sua prática do dia a dia.

Sendo assim, a melhor forma de conseguir um excelente desempenho em sua argumentação jurídica será em seu dia a dia, praticando, com seus erros e acertos, adquirindo conhecimento e experiência, e assim, se sentindo confiante para enfrentar cada vez mais os desafios que lhe são impostos a cada dia.

Escrito por sisea

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *