Stress do dia a dia: como lidar com ele no mundo da advocacia

Stress do dia a dia como lidar com ele no mundo da advocacia

Stress do dia a dia como lidar com ele no mundo da advocacia

A profissão de advogado é uma das que provoca maiores estresses no profissional, segundo apontam pesquisas. E essa razão é mais ou menos simples: além de estar sempre correndo atrás de prazos e petições a juízes, ainda precisa relacionar-se com clientes que já chegam estressados ao escritório. As consequências são esse stress do dia a dia, que, não cuidado, pode levar a doenças.Além dos prazos a serem rigidamente cumpridos todos os dias, com documentos e reclamações a serem entregues, o caso fica ainda mais complicado para as mulheres advogadas, que muitas vezes ainda precisam lidar com a pressão dos afazeres domésticos, filhos, escola e, claro, o marido.

Nem todos conseguem ter controle

É importante que o profissional saiba lidar com essa questão e, inclusive, neutralizar essas pressões que levam ao estresse. É o que defendem e aconselham médicos e especialistas nesse tema.
A questão é que cada pessoa tem o seu jeito de ser e nem todas conseguem manobrar com esses problemas da mesma forma.

Perda e desperdício de tempo

Especialistas dão o seguinte conselho para quem quer evitar esse stress do dia a dia: organize o seu tempo. É preciso não aceitar como definitiva aquela afirmação mais ou menos comum: “Eu não consigo, tenho tanta coisa prá fazer, as coisas acumulam-se sobre mim”.
Esse é justamente o maior sinal de que o seu dia está desorganizado, o que leva à perda e desperdício de tempo, afirmam os especialistas. Agindo assim, o advogado está apenas encurtando a distância para o estresse, que já está ali na esquina. Por isso, é preciso começar pela própria organização de seu tempo, afirmam os médicos.

Uma boa agenda já é bom começo

Uma boa agenda de trabalho, de preferência por escrito, já é um bom começo. E você pode tomar essas providências sem muitas dificuldades, como veremos a seguir:
1. Numa livraria, compre uma agenda dessas bem simples; ou aprenda a usar a agenda do seu celular ou computador;
2. É preciso anotar ali todas as tarefas de amanhã e dos dias seguintes, em cada dia correspondente;
3. Ao agir assim, o advogado já vai percebendo o quanto está ‘enchendo’ demais ou não aquele determinado dia;
4. Para os dias que estiverem por demais carregados, remarque compromissos para o dia em que esse compromisso possa ser bem e melhor atendido;
5. E é preciso não esquecer, jamais: se o compromisso for para hoje, não deixe para depois, faço-o na mesma hora.

Tenha um sistema de trabalho

A questão é que, sem providências simples como essas, você cria o seu próprio estresse, alertam os médicos. Ao não se organizar e permitir que seus compromissos corram de forma atropelada, esse estresse será inevitável. E vai cair no desespero ao perceber que, a partir de certo momento, já não dá conta de tudo o que precisa fazer. Porque está desorganizado.
Com a agenda, organize o seu sistema de trabalho, seja mais organizado: pela manhã, tenha um tipo de atividade e, à tarde, outro tipo. Com isso, você fica mais tranquilo e evitar o tal de stress do dia a dia.

E aprenda a lidar com suas emoções

Você nunca pode esquecer que a profissão de advogado já é estressante, por natureza. Aliás, uma das mais estressantes que existe. O cliente normalmente já chega estressado ao escritório e quase sempre quer soluções para ontem. Mesmo aquelas explicações conhecidas sobre a morosidade processual e os atrasos da Justiça acalmam os ânimos – e esse stress do dia a dia parece não acabar nunca.
Por isso, o advogado precisa aprender a lidar com as suas próprias emoções. Não pode permitir ou se deixar abalar assim tão facilmente, comprando para si a problemática do seu cliente. O profissional precisa saber que um dos melhores antídotos contra o estresse é exatamente saber conhecer-se.

Tire essa bagunça da sua vida

É comum ouvir-se de advogados a surrada expressão de que “não tenho tempo para mais nada”. E essas situações até existem mesmo, quase sempre um advogado – e isso vale especialmente para as profissionais, também donas de casa – está com carga de trabalho além do limite, em pequenos ou grandes escritórios.
O que é preciso insistir, entretanto, é que essa bagunça toda pode ser organizada, impedindo que se transforme naquele stress do dia a dia. O sono é um dos melhores remédios contra o estresse e, por isso, é importante aprender a dormir bem.

Técnicas para um sono relaxante

Existem técnicas que podem ser praticadas por um profissional que anda perdendo o sono, sem recorrer aos calmantes e relaxantes que fazem mais mal do que ajudam. Vejamos algumas:
1. Nada de ficar pensando ou discutindo problemas com o companheiro, sejam do escritório, doenças ou falta de dinheiro pouco antes de ir para a cama. Antes de dormir, procure relaxar e só tratar de coisas boas, inclusive na conversa do casal;
2. Nada também de alimentos fortes, como feijão, ou pesados, que vão demorar no estômago para completar a digestão e, com certeza, complicarão seu sono;
3. Carboidratos também não devem ser consumidos à noite, como massas, que vão lhe dar energias num momento em que você precisa mesmo é de descanso;
4. Não faça exercícios antes de dormir, isso também vai agitar o seu organismo;
5. Tome um chá morno meia hora antes de deitar. Isso vai ajudar no relaxamento do seu organismo e é preparação certa para um sono renovador. Apenas tome um cuidado: tenha quatro ou cinco chás diferentes para antes de dormir, exatamente para não viciar o organismo – erva doce, cidreira, camomila, marcela, carquejo, entre outros.

Encontre tempo para você mesmo

Exercícios físicos também são fundamentais durante o dia. Durante seus exercícios, quase certamente você não vai ficar ligado nos assuntos do escritório e, portanto, vai descansar a cabeça. E vai cansar o corpo, outro indicativo importante para uma boa noite de sono. E, de quebra, seu organismo vai agradecer triplamente, porque os exercícios constituem-se em remédio preventivo para uma dúzia de doenças.
Além disso, para os homens, exercícios físicos com um futebolzinho com os amigos são quase sempre seguidos – e antecipados – de um bom bate papo descompromissado e, claro, uma cervejinha relaxante. Encontre tempo para si mesmo e fuja desse stress do dia a dia que acaba com você.

Sem estresse, a vida é bem melhor

Por fim, tenha o hábito de conversar também sobre esse tema – falta de tempo – com seu companheiro ou companheira. Isso pode ajudar, mesmo que um dos dois não seja advogado. Inclusive porque a solução pode vir com uma boa espichada e algumas rizadas junto com uma pizza com vinho.
É preciso aprender a gerenciar o seu tempo. Você precisa aprender a fazer isso. Se é ‘normal’ o stress do dia a dia na vida do advogado, livre-se dele. Livre-se de desperdícios no seu dia. E será importante você descobrir que, com uma vida feliz, fica muito melhor viver.

Escrito por Daniel Santos

Coordenador e gestor estratégico

Separamos esses artigos para você...

1 Comment

  1. […] Stress do dia a dia: como lidar com ele no mundo da advocacia […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *