Automação jurídica: fundamental para o crescimento do negócio

Com o passar do tempo está cada vez mais difícil deixar a tecnologia longe do nosso dia a dia, seja no simples ato de enviar um e-mail, como o fato de fazer uma ligação para uma pessoa, e poder vê-la através da tela de seu celular. Todos os dias, nos surpreendemos com novas tecnologias capazes de otimizar nosso tempo e espaço, para que assim possamos nos dedicar realmente ao que nos agrada, ao que efetivamente queremos fazer, tanto em nossa vida pessoal, como na profissional. Por isso, a automação jurídica é fundamental para o crescimento do negócio.

Totalmente conectado e digital

Imaginar um ambiente automatizado, muitas vezes pode ser interpretado de uma forma negativa, ao pensar que a automação pode ser uma ameaça a figura do profissional “humano”, uma vez que máquinas possam vir a realizar o trabalho que um profissional o faria.

Porém, este pensamento é ilusório e até mesmo errôneo, pois não faz o menor sentido, nos cercarmos de tecnologia em todo e qualquer lugar, e a mantermos longe do nosso ambiente de trabalho.

No universo jurídico, muitas vezes não se alcança o objetivo pretendido pelos profissionais da área, pelo fato da demanda de casos estar muito alta, dos profissionais estarem demasiadamente sobrecarregados ou mesmo pela falta de gestão do próprio escritório, uma vez que um “sistema” poderia simplificar, reduzir e minimizar o trabalho, trazendo eficiência e celeridade para o ambiente profissional.

Chega de desperdiçar tempo

Em todo e qualquer escritório de advocacia, ou até mesmo nos setores jurídicos de grandes empresas, os profissionais desperdiçam muito tempo com atividades de baixa complexidade, onde na verdade, poderiam estar otimizando tempo, sendo mais estratégicos, ao invés de operacionais.

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O profissional do Direito de hoje, têm a oportunidade de investir seu tempo no que realmente importa com a automação jurídica em seu escritório, vindo com ela redução de tempo e dinheiro, ao permitir que um software realize tarefas de menor complexidade, realizando contratações de grande valia para desempenhar a função estratégica do Direito, função esta que o sistema não fará.

No momento em que os profissionais se derem conta que o futuro será inevitável, mas que o caminhar alinhado com ele é uma escolha, o aceite da automação jurídica em seu cotidiano só lhe trará benefícios.

Uma vez que os profissionais jurídicos não estão sendo substituídos por máquinas, e sim, que essas mesmas máquinas estão trabalhando a seu favor, otimizando cada trabalho, evitando erros, organizando ideias e melhorando ainda mais o desempenho do pensar criativo do profissional.

Existem alguns ramos do Direito que já utilizam a tecnologia a seu favor, como por exemplo, realizar uma audiência de custódia, através de videoconferência. Esta simples modernização do Direito Penal, não permite que membro do Judiciário tenham contato direto com os réus, mantendo a segurança, integridade e dando maior celeridade ao devido processo legal.

Os benefícios são múltiplos

O mundo exige cada vez mais de um profissional, e aqueles que não acompanham a revolução tecnológica, não evoluem com ela. Mas não, a máquina não irá substituir o advogado, com a automação jurídica, apenas possibilitará a este profissional o que é mais difícil encontrar atualmente no mundo jurídico, tempo.

É de suma importância verificar quem mais se beneficia com a automação jurídica em um escritório, pois não são apenas os profissionais da área que conseguem ver retorno com a aplicabilidade de um software no escritório, como redução de custos, melhora no feedback de erros operacionais, tempo e organização do ambiente de trabalho, se trabalhamos em prol de nossa carteira de clientes, não faria sentido que estes não vissem benefícios com a automação, como a celeridade do feedback advogado/cliente, agilidade e um retorno com maior dedicação e assertividade.

            Muitas pessoas imaginam que a rotina de um escritório de advocacia se resume à elaboração de peças processuais e audiências externas, e sabemos que existem muitas outras funções em um escritório, independentemente da extensão de sua carteira de clientes, um escritório possui diversas atividades a serem desempenhadas diariamente, como atender clientes, audiências internas e externas, elaboração de petições e pareceres, administrar o fluxo de caixa, contar a pagar e receber do escritório, pesquisas jurídicas, entre outras atividades diárias e que muitas vezes, alguns profissionais não dão conta.

A automação jurídica veio para somar

            A automação jurídica veio para trazer ao advogado atual dinamismo e eficiência, sem comprometer a produtividade ou segurança do trabalho, possibilitando ao profissional maior dedicação para captação de novos clientes, um feedback preciso de gestão do escritório, e foco no momento de estratégia para realizar seu trabalho.

            É de grande valia que tenhamos em mente, que a automação jurídica está a nossa disposição e é mais acessível do que muitos imaginam, ocorre que também é de suma importância ter em mente que a automação não faz “mágica” e não trabalha sozinha, exatamente por este motivo que os profissionais jurídicos não precisam temer este avanço, pois uma máquina não funciona sem comandos, e é exatamente os profissionais que irão alimentar o sistema, para que a inteligência artificial possa dar sequência no trabalho, quando e como o programador quiser.

            Atualmente, vivemos na era da tecnologia, onde para se alcançar o sucesso e o reconhecimento em nossas carreiras, devemos acompanhar o progresso e o crescimento que o futuro nos reserva.

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Todas as profissões relacionadas ao Direito devem sempre estar atualizadas do que acontece no mundo, pois não trabalhamos para área do Direito, e sim para nossos clientes, sejam eles médicos, empresários, engenheiros, arquitetos, dentistas, políticos, cozinheiros, etc, e nem por este motivo devemos ser especialistas em cada uma dessas áreas.

Porém, para que possamos ter um bom desempenho, devemos nos atualizar sobre o que vem ocorrendo no mundo, caso contrário, será cada vez mais difícil manejar a “máquina do judiciário”.

            Se os profissionais de hoje souberem aproveitar as maravilhas dos recursos da automação jurídica, entendendo que a relação homem/máquina pode ser cada vez mais benéfica para sua rotina, aquele sentimento passado de intimidação quanto a inserção da tecnologia em nossa rotina irá desaparecer.

Escrito por sisea

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