A gestão do seu escritório jurídico precisa ser melhorada

A gestão do seu escritório jurídico que precisa ser melhorada

Se o saber jurídico continua indispensável ao bom advogado, suas responsabilidades dentro de um escritório estão multiplicadas nestes tempos modernos. Novas leis, portarias, jurisprudência ou pareceres de órgãos públicos continuam a ser editados todos os dias, o que exige frenética atualização, enquanto a gestão do seu escritório jurídico acrescenta novas e importantes exigências ao advogado.

 

E ainda há a nova e acirrada competição no mercado, exigindo do gestor atenção máxima para os aprimoramentos e novas tecnologias, indispensáveis hoje para fazer frente à concorrência, que não para de crescer ou apresentar novidades ao mercado.

 

Manter a equipe motivada é essencial

Esta importante nova tarefa administrativa ainda adiciona outras de importância, como a administração de pessoal e recursos humanos dentro da empresa. Diante do que se oferece hoje aos escritórios de advocacia em novas tecnologias e melhorias na qualidade dos serviços, não perder estas oportunidades pode revelar-se indispensável como ferramenta motivacional à equipe.

 

E sabe-se que manter a equipe unida e motivada é indispensável em qualquer ambiente de trabalho. E funciona assim também em um escritório de advocacia, especialmente nestes tempos em que a especialização, com o treinamento necessário e continuado, exige o dispêndio de muito tempo e dinheiro.

 

Pessoal treinado não se encontra fácil

É importante não perder peças de destaque na sua equipe e a motivação entra aí para mexer com o pessoal. Na maior parte das vezes, é difícil repor essas peças num mercado que não oferece assim tanta gente já treinada. Saem ao mercado todo ano, das próprias faculdades de Direito, centenas de milhares de novos advogados, mas, poucos com o aprimoramento técnico que o mercado exige.

 

Por isso, perder membros de sua equipe pode representar uma perda não apenas difícil de repor, como, também, que custou muito em aprendizado. A nova gestão do seu escritório jurídico exige muita atenção para que estas perdas não se tornem constantes e custosas.

 

Aliar os desafios à motivação

É na gestão do seu escritório jurídico que você pode encontrar as armas possíveis para impedir essa sangria. Uma olhada para dentro de sua equipe certamente vai lhe revelar uma maioria composta por gente jovem, sejam advogados formados há pouco ou membros de assessoria também há pouco egressos do banco escolar.

 

Essa turma jovem adora exatamente desafios. A rotina com um cotidiano sem sobressaltos – e repetitivo no dia a dia – costuma provocar-lhes a sensação de que a vida está monótona demais. Em boa parte das vezes, não lhes basta o salário – ou os rendimentos – no final do mês.

 

Maior produtividade ao escritório

A motivação e os desafios parecem ser palavras chaves para colocar essa turma a mover o esqueleto com satisfação e alegria. Tudo isso junto a mais conhecimento, que é possível prover com cursos, palestras e seminários que podem ser não apenas motivacionais, mas, principalmente, podem retornar como maior produtividade e produção ao seu escritório – ou seja, maiores lucros.

 

Não é preciso encarar desta forma direta e objetiva – mas, mesmo de forma subjetiva, manter sua equipe em sobressalto, com rodadas contínuas de treinamento e novas cargas de conhecimento, é uma forma saudável, para empresa e colaboradores, de manter a motivação da equipe.

 

Como garantir o crescimento seguro

Ou seja, é possível aproveitar o contínuo treinamento da equipe como forma de manter o moral elevado da turma. Ao mesmo tempo em que você oferece treinamento e novos conhecimentos, ganha em motivação da equipe e melhorias na gestão do seu escritório jurídico.

 

Essa gestão motivacional pode parecer coisa simples, mas, é bem mais complicada. Há a necessidade de que esses treinamentos não sejam aleatórios, mas, dentro de uma estratégia empresarial de crescimento e aprimoramento técnico. Com a inserção em novas tecnologias – o que é bastante demandado por essa gente jovem -, você dá um salto de qualidade em seu escritório, mas, dentro de uma estratégia planejada de crescimento.

 

Maior qualidade ao treinamento

Você encaminha a solução para duas questões demandadas pelos atuais tempos de alta tecnologia – treinamento e motivação da equipe e salto qualitativo com as novas tecnologias. Ao decidir-se por esta estratégia, você precisa ter tomado algumas providências anteriores.

 

A começar por uma assessoria técnica especializada que vá lhe permitir entrar nessas tecnologias sem aventurar-se em algo que você não conhece ou domina muito bem. Assessoria técnica de qualidade como a prestada pelo Sisea é indispensável para chegar a bons resultados sem correr riscos.

 

A máquina sem o homem não existe

A introdução de novas tecnologias para manter a equipe motivada é importante, mas, não suficiente – como não bastam os salários ou ganhos sobre rendimentos como dissemos há pouco. A gestão do seu escritório jurídico precisa caminhar junto com a qualidade do trabalho e a gestão do seu capital humano, indispensável em empreendimentos em que o homem é mais importante do que a máquina.

 

Mesmo que a máquina – ou novos processos tecnológicos – seja indispensável, computador ou programas não trabalham sozinhos sem o comprometimento de quem vai operá-los. Mesmo que os softwares trabalhem à noite – enquanto você dorme – em busca do acompanhamento de processos, eles nada farão se não tiverem sido devidamente abastecidos com as informações necessárias sobre o quê devem buscar.

 

Entusiasmo no trabalho dá lucro

É essa interação que faz a diferença e vai mostrar lá na frente resultados satisfatórios em lucratividade. E para que você tenha os lucros que busca junto com sua equipe de sócios, é preciso que toda equipe tenha o treinamento – e a motivação – suficiente e correto para saber o que fazer no momento adequado.

 

A gestão do seu escritório jurídico atenta e vigilante que nem olho de águia é que vai evitar a desmotivação da equipe e promover a manutenção da qualidade no trabalho, com atenção redobrada na produtividade. Para os jovens advogados da sua equipe – ou mesmo pessoal de assessoria técnica -, tarefas que vão lhe mostrar constante aprendizado são balizadoras de motivação e entusiasmo no trabalho.

 

E boa política de cargos e salários

E há ainda a política de cargos e salários, importante demais e que deve ser levada em consideração. Se o jovem advogado ou colaboradores de sua equipe gostam de inovação – que você deve usar como política motivacional -, também lhes é de bom grado saber que podem evoluir na empresa e crescer em cargo e salário.

 

Toda essa carga de cursos ou aprimoramento técnico precisa ser acompanhada por pessoal especializado, como o citado Sisea, dentro de um planejamento estratégico muito bem montado. Feito isso, a gestão do seu escritório jurídico estará levando seu empreendimento para um futuro de crescimento saudável, seguro e sustentado.

Que tal começar agora? Conheça o Sisea!

Escrito por sisea

Separamos esses artigos para você...