Networking para advogados: conheça as melhores técnicas

Por Sisea Sistemas

Todos os advogados precisam desenvolver um networking eficiente para divulgar seu trabalho e captar novos clientes. O networking é uma ferramenta de prospecção muito importante para o profissional da área jurídica. Essa ferramenta aproxima o profissional de seu público, ou seja, de todos os que podem precisar de seus serviços.

O networking é uma estratégia de marketing que, se bem utilizada pelos advogados, trará resultados efetivos no que se refere à conquista de novos clientes para o escritório. O primeiro passo é chamar a atenção de seu público, fazer com que esse público saiba que você existe e que está capacitado para prestar determinados serviços jurídicos de qualidade; depois, desenvolver nele o interesse pelo que você oferece no mercado; e, finalmente, que o contrate.

Veja algumas dicas de networking que vão ajudá-lo a alcançar seus objetivos!

Organizar contatos

Organizar os contatos em uma agenda física ou eletrônica, em uma planilha ou software, é uma forma de manter seus clientes efetivos ou potenciais sob controle. É interessante que mantenha dados atualizados sobre eles, que os separe conforme o perfil e priorize os mais importantes para seu negócio.

Isso não significa que favoreça uns e prejudique outros, mas que diferencie aqueles que apresentam mais probabilidades de necessitar ou requisitar seus serviços. Dados essenciais como endereço, nome completo, telefone, e-mail não podem faltar.

Distribuir e trocar cartões de visita

É uma estratégia tradicional e eficaz de divulgar seu trabalho e conseguir mais clientes. Confeccione uma quantidade mínima de cartões de visita, com sua logomarca, endereço, telefone, e-mail, serviços prestados e, sempre que possível, distribua entre as pessoas. Pode deixar seus cartões em diferentes estabelecimentos, oferecer na rua, dentro e fora de seu próprio escritório de advocacia, disponibilizá-los na internet, distribuir entre parentes, amigos e conhecidos.

É importante não somente oferecer seus cartões, mas receber os de outros profissionais e recomendá-los também. Assim, trocando cartões de visita, terá acesso a clientes de outras pessoas e ampliará seu campo de atuação.

Muito importante, procure contar com algum profissional de design para que o seu cartão tenha uma apresentação primorosa. Um cartão com apresentação ruim acaba desvalorizando, de certa forma, o profissional que consta neste cartão. Procure fazer algo sóbrio e de bom gosto. Mesmo gastando um pouco mais com um bom cartão, ainda será será um dos melhores e mais baratos investimentos que você poderá fazer para ajudar a causar uma boa impressão.

Fazer cursos, participar de palestras e encontros específicos

Outra dica é a de sempre especializar-se e atualizar seus conhecimentos. Faça cursos na área jurídica, faça especializações e, quando possível, faça mestrado e planeje um doutorado. Também participe de palestras e seminários, organize e vá a encontros de advogados, pois eles são uma importante forma de aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos.

Agindo assim, além de aumentar seu cabedal, estará sendo visto por outros profissionais, entrará em contato com eles, conhecerá novas pessoas e terá mais oportunidades de divulgar seus serviços.

Ajudar sem interesse financeiro

Ainda que pareça um tanto absurdo, uma forma de captar a atenção do público e cativá-lo é mostrar-se realmente interessado em seus problemas e ajudá-lo mesmo de forma gratuita.

Não custa nada fazer recomendações, orientá-lo sobre determinado assunto, dar uma dica de sua profissão. É uma forma de revelar que entende da área jurídica e gosta do que faz. Advogados que têm bons conhecimentos e identificam-se com sua profissão têm muito mais chances de competir no mundo dos negócios e permanecer atuantes.

Estruturar ações de networking durante o ano

Enfim, faça um planejamento anual de ações de networking. Defina e aplique estratégias eficazes de forma organizada durante o ano inteiro. Um planejamento de tudo o que vai fazer é uma forma de não se perder em seus projetos, nem de arriscar tempo e dinheiro com estratégias ineficazes.

Existem muitas formas de desenvolver networking, mas é fundamental que tudo seja realizado dentro de um planejamento, seja bem estruturado antes de ser posto em prática.

E você, já aplica alguma dessas ações estratégicas no escritório, ou nos eventos e encontros de que participa? Para saber mais dicas, confira nosso post sobre como captar clientes na advocacia!

Escrito por Juliana Bertolli

Analista de marketing

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *