Quais são seus desafios na gestão do seu escritório?

Gerenciar um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil, na verdade, para nenhum tipo de negócio. Os escritórios jurídicos, no entanto, possuem algumas peculiaridades que podem intensificar ou não essa dificuldade. Nesse sentido, muitos advogados acabam enfrentando problemas justamente por não conseguirem “driblar” os desafios na gestão jurídica.

Então, quais são os reais desafios no gerenciamento de um escritório de advocacia?

Ao longo dos últimos 36 anos desenvolvendo soluções para a gestão jurídica, percebemos que um dos maiores desafios para os advogados é a redução de custos. Isso ocorre porquê na maior parte dos casos o advogado não analisa questões importantíssimas e que impactam diretamente nos resultados financeiros da sua empresa. São elas:

Qual o custo de cada cliente

Resultados do colaborador x custos

Muitas vezes o advogado atua com um cliente que traz uma receita considerável, no entanto, o tempo e esforços dedicados a esse cliente acabam tendo um custo maior do que a sua receita. Dessa forma, passa a ser um cliente que traz prejuízo ao invés de lucro.

 

Saber quanto cada integrante da equipe tem contribuído para a resolução dos casos e calcular a sua participação versus o seu custo, é fundamental para saber quais funcionários realmente contribuem com os resultados da sua empresa e quais lhe trazem prejuízo.

Saúde financeira do escritório

Muitos escritórios até possuem um plano de contas, porém, não o utilizam de forma eficiente e acabam não sabendo em detalhes o que está sendo feito com o seu dinheiro e onde poderiam cortar gastos desnecessários.

Administrar os contratos

Saber quais contratos foram reajustados corretamente, quais possuem real utilidade e quais possuem um valor justo, seja com clientes ou fornecedores, é essencial para reduzir os custos do escritório.

Cobrança de serviços e despesas

Não são poucos os casos onde muito se faz e pouco se cobra. Lançar e contabilizar cada serviço realizado para os clientes é a base não só para calcular e analisar os dois primeiros tópicos, mas também para evitar o “esquecimento” de qualquer cobrança e, assim, a queda da receita

Experimente o Sisea!

Boa gestão Jurídica

Todos esses pontos citados fazem parte de uma boa de gestão jurídica. Entender como funcionam e acompanhar cada um deles pode mudar totalmente o cenário do seu escritório. E o primeiro passo para essa mudança é fazer uso de um sistema que proporcione a você aplicá-los.
 
O Sisea é um dos poucos sistemas no mercado que é voltado para gestão jurídica e possui todos os recursos acima. Se você quiser ampliar os seus resultados e alçar voos mais altos, conte com o Sisea, o primeiro Sistema Jurídico do Brasil! 

Experimente agora! Clique aqui.

Escrito por Daniel Santos

Coordenador e gestor estratégico

Separamos esses artigos para você...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *