fbpx
meu sistema vai ser descontinuado Sisea

Meu sistema vai ser descontinuado, o que eu faço?

Meu sistema vai ser descontinuado, o que eu faço?

Nestes tempos de alta tecnologia e alguns nós na nossa cabeça, é comum nos depararmos com uma notícia do tipo: “A fabricante anunciou ontem a descontinuidade do sistema…” E aí você entra em pânico, porque se trata exatamente do sistema do seu computador ou Smartphone. Se meu sistema vai ser descontinuado, o que eu faço?

Sim, sempre há alguns problemas e você certamente será afetado por eles. Mas, não é o caso de pânico, porque é comum neste sofisticado mercado que os fabricantes continuem a dar suporte a programas descontinuados ainda por algum tempo. Podem até perder algumas funcionalidades, mas, na essência, continuam funcionando.

Seu computador suporta o novo sistema?

Convém, isso sim, colocar desde logo as barbas de molho e ir reservando algum dinheiro para trocar até mesmo de aparelho num futuro não tão remoto assim. E isso por uma razão bem simples: embora o fabricante continue a dar certo suporte a sistemas descontinuados, é certo que este suporte também vai acabar, em data certamente também anunciada.

E você não poderá, quase com certeza, simplesmente migrar para o sistema substituto daquele descontinuado porque seu velho aparelho provavelmente não suportará o baque. Os novos programas costumam exigir mais memória e espaço do aparelho, o que vai exigir, no mínimo, que você providencie um novo HD para seu velho computador.

Troque ideias com quem entende

Se você é um pequeno ou médio empresário e tem em sua empresa alguns computadores que rodam com o sistema a ser descontinuado, já começará a ficar apreensivo. Afinal, não há hoje mais como manter qualquer empresa funcionando sem o emprego de computadores e se o seu sistema vai ser descontinuado.

O que fazer, então? E isso de forma especial se você não é assim um grande entendedor dessa geringonça que ajuda sua empresa a funcionar. A primeira coisa é buscar a sua assistência técnica e trocar ideias. Você tem alguém aí que presta assistência técnica a seus aparelhos, não é isso? Pois é a esse ‘médico’ que você precisará recorrer agora, em busca de socorro.

Existem as alternativas intermediárias

Como ele é o especialista, vai lhe orientar na busca de soluções. Você poderá escolher entre as alternativas financeiramente mais atraentes ou as tecnicamente de melhor recomendação. E a decisão, claro, vai depender de como anda seu caixa neste momento de um up tecnológico na sua empresa, de passar de um estágio para outro em termos de avanço nos suportes técnicos ao seu negócio.

Sim, porque passar de um sistema para um mais moderno só se justifica se este novo sistema oferecer maiores vantagens ao negócio que lhe dá sustentação de vida, não é mesmo? Melhores e mais rápidas alternativas para chegar ao seu cliente, simplificação de tarefas, agilização e maior produtividade para as equipes de trabalho, enfim, a substituição deve ocorrer para lhe oferecer vantagens.

Claro, você pode trocar de computadores

Procure descobrir quais são exatamente estas vantagens junto aos técnicos que lhe dão suporte na área de informática. É por isso que você poderá optar por alternativas intermediárias até chegar totalmente ao novo sistema. Fazer a migração aos poucos, por exemplo, o que pode incluir apenas o acréscimo de memória a seus computadores de tal forma que suportem o novo sistema. Ou partes do novo sistema. Embora colocar um segundo ou até um terceiro HD a seu sistema pode deixá-lo mais lento.

E se as vantagens deste novo sistema ao seu negócio realmente forem bastante vantajosas, então é o caso da alternativa tecnicamente mais correta: trocar todo o seu sistema de computadores, migrar para máquinas mais modernas. Mas, sabe-se que isso certamente vai lhe exigir elevado investimento, mesmo que estes costumem receber financiamentos de fornecedores e até de bancos oficiais, a juros mais compensadores.

Veja até quando você terá suporte

Mas, investimento só deve ser realizado se efetivamente oferecer atrativos, como o retorno garantido, dentro de prévia programação. Por isso tudo, é que uma boa troca de ideias será necessária com a equipe que lhe presta assessoria técnica na área de informática. Mesmo que você tenha confiança nessa equipe, é o caso de até você buscar uma segunda opinião, com outra equipe de suporte em informática.

Sempre há a necessidade, qualquer que seja a opção que melhor se encaixe como solução para você e sua empresa, de verificar até quando vai o suporte do fabricante ao sistema que será desativado. Não se esqueça: pode ocorrer de algum ‘amigo’ seu querer imediatamente lhe vender máquinas e equipamentos novos, sem necessidades para o momento.

Há como prorrogar o investimento

Vá devagar, pois sempre há tempo restante para soluções. Como já dissemos anteriormente, é preciso saber até quando vai o suporte técnico do fabricante ao sistema que será desativado. Aquelas atualizações permanentes talvez até nem interessem a você, dependendo das atividades de sua empresa.

O que pode interessar mesmo é o suporte de segurança, especialmente a novos vírus de computador. Então, se o antivírus do seu atual sistema vai continuar funcionando e com atualizações, perfeito. Você não precisará trocar já o seu sistema – comprar novos computadores – e poderá programar este investimento para o futuro, quando efetivamente ele for necessário.

Busque um novo sistema antivírus

E mesmo que o sistema antivírus original também pare de receber suporte do fabricante, sempre há a possibilidade de você migrar para um outro sistema antivírus, gratuito ou não. Por exemplo, Avast, AVG ou McAfee, entre outros.

Pode ser até que a compra de um desses antivírus seja um investimento bem menor do que mexer na memória de seus computadores – que seria aquela alternativa intermediária, antes de trocar todos os computadores de sua empresa.

Uma boa assistência técnica resolve

Enfim, não perca os cabelos apenas com essa preocupação – meu sistema vai ser descontinuado. Sempre existem alternativas que vão lhe dar mais tempo em busca de soluções, antes da compra de novos computadores. Isso já aconteceu em abril de 2014, quando a Microsoft descontinuou o Windows XP – que ainda hoje opera em muitas máquinas. Ou com o Windows 7, que também ainda é um dos que mais roda em todo mundo.

E já passamos pelo Windows 8, Windows 8.1 e já está aí o Windows 10 – que, aliás, encontra muitas resistências entre usuários. Alguns transtornos também ocorreram quando o Ministério da Fazenda descontinuou o software emissor da NF-e, a nota fiscal eletrônica. A maioria das empresas já havia migrado para software privados, com melhor assistência técnica. Portanto, pense, meu sistema vai ser descontinuado, mas, existem alternativas a serem encontradas. Tudo vai depender de sua boa assistência técnica em informática.

 

Que tal começar a sua procura agora? Baixe e teste o Sisea por 30 dias! 

Share this post