Marketing digital jurídico: por que apostar

Por Sisea Sistemas

Você sabe do que se trata o marketing digital? Muita gente tem receio de investir nessa área por acreditar que o retorno não é bom, ou que as restrições à publicidade imposta aos advogados impede a elaboração de uma boa estratégia no universo online.

O que pouca gente sabe é que o marketing digital, na realidade, é uma ótima ferramenta que pode ser utilizada por advogados e escritórios para sair à frente dos adversários — afinal, as trocas de cartões profissionais e a propaganda boca a boca já não são mais suficientes paracaptar clientes em tempos de crise e de concorrência acirradíssima no mundo jurídico.

Além disso, é plenamente possível conciliar o marketing digital com as restrições à publicidade impostas pelo Estatuto da Advocacia e pelo Código de Ética e Disciplina da OAB — basta saber usá-lo corretamente! Quer saber porque investir no marketing digital jurídico? Continue lendo o nosso post!

É mais barato do que o marketing tradicional

A publicidade de serviços advocatícios em mídias de massa é vedada por lei, já que, de acordo com o Código de Ética da OAB, esses tipos de serviço devem ser anunciados com discrição e com moderação — o que é incompatível com uma propaganda na TV que atinge milhares de pessoas, por exemplo.

Uma alternativa para contornar essa vedação é divulgar em mídias especializadas; contudo, esse tipo de anúncio pode ser bastante caro e não atingir o público que você deseja.

Com o marketing digital, por outro lado, os investimentos são bem menores e permitem que seu escritório atinja o seu público-alvo de uma maneira mais certeira, já que é possível mensurar os dados de acesso dos clientes e modificar suas ações a qualquer tempo para adequá-las ao público. O custo/benefício é muito melhor e, em tempos de crise, é sempre bom economizar onde for possível!

A maioria das pessoas pesquisa na internet antes de contratar

Hoje em dia, é bastante comum pesquisar na internet por um produto ou serviço antes de fechar uma compra ou contratação. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, cerca de 90% dos consumidores têm o hábito de fazer pesquisas online antes de contratar algum serviço ou fazer compras em uma loja física.

É daí que surge a importância do marketing digital jurídico: fazer com que o advogado tenha uma presença relevante na internet, garantindo que ele esteja ao alcance do seu público-alvo onde ele procura. Afinal, se você não se preocupa em marcar presença na internet, o cliente sequer saberá da sua existência e acabará se encaminhando para o escritório concorrente.

Gera mais exposição e valor para o seu escritório

Utilizar o marketing digital para produzir conteúdo de qualidade ajuda a tornar o seu escritório uma referência no meio jurídico. Se uma pessoa com um problema legal faz uma rápida pesquisa na internet sobre o assunto e acha um artigo no seu blog, por exemplo, demonstrando conhecimento sobre a questão e propondo soluções, ela te reconhecerá como autoridade naquele tema — e isso, é claro, aumenta as chances de uma contratação.

Investir na criação de conteúdo jurídico na internet é uma ótima maneira de atrair um público qualificado (ou seja, aquelas pessoas que têm potencial interesse nos seus serviços) para o seu site ou perfil nas redes sociais, além de incrementar (consideravelmente) o valor do seu escritório perante o público.

É uma das principais formas de atrair clientes

Atualmente, aproximadamente 100 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil. Para um advogado, essa não é apenas uma estatística, mas também uma ótima oportunidade deatrair e conquistar novos clientes. Afinal, estas pessoas não são apenas usuários da web, mas também são todos potenciais contratantes.

A internet é um meio que cresce exponencialmente, e o marketing digital permite que você utilize esse crescimento em favor dos seus negócios, justamente por criar a oportunidade de atingir um número enorme de pessoas — desde que, é claro, as estratégias e ferramentassejam aplicadas de forma correta.

Você pode medir dados em tempo real

Outra vantagem do marketing digital é que ele permite o acompanhamento de todos os dados que envolvem suas ações. Com base nesses dados, é possível identificar quais ações de marketing geram um resultado positivo (o aumento de acessos ao site do escritório, por exemplo), e manter ou aumentar os investimentos naquela estratégia.

Por outro lado, também é possível identificar quais ações não geram o retorno esperado e readaptá-las. Em outras palavras, é possível saber exatamente o retorno de cada um dos investimentos realizados. E o melhor: tudo em tempo real! Dessa forma, é possível repensar ações e realocar recursos rapidamente, sem esperar uma má surpresa para realizar mudanças.

A concorrência está investindo em marketing digital

Já experimentou buscar o seu tipo de serviço no Google? Se você ainda não investe em marketing jurídico digital, faça a experiência: busque “advogado” + a sua especialidade em qualquer site de busca e confira os resultados. Você vai ver que o escritório concorrente está lá, marcando presença!

Deixar de investir nesse setor é facilitar a vida da concorrência, já que qualquer pessoa que faz uma simples busca poderá preferir contratá-lo, o que faz com que você possa perder clientes importantes (e, por consequência, perdendo dinheiro).

Quanto mais cedo você investe nessa área, mais cedo tem a chance de dominar as ferramentas necessárias para sair à frente dos outros escritórios.

Investir apenas nas estratégias de marketing tradicional pode ser um tiro no pé para os escritórios e advogados que pretendem crescer em um mercado extremamente competitivo, como é o caso do meio jurídico.

A internet possui um enorme potencial de promoção de negócios que deve ser bem aproveitado — afinal, o mundo está cada vez mais conectado. Comece a investir em marketing digital jurídico agora e não deixe de marcar sua presença!

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Escrito por Juliana Bertolli

Analista de marketing

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