Aprenda como captar clientes na advocacia

Por Sisea Sistemas

Escritórios de advocacia, assim como qualquer outro empreendimento, também precisam prospectar clientes e manter um fluxo de atividades suficientemente grande para gerar recursos e pagar despesas, colaboradores, estagiários e associados. E existem várias formas de colocar isso em prática, que vão muito além de distribuir seu cartão para colegas de trabalho e conhecidos. Que tal conferir algumas maneiras de captar clientes na advocacia? Confira nosso post de hoje:

Tenha um bom site para seu escritório

Hoje em dia, ter um site para seu escritório é uma medida imprescindível de marketing jurídico. Existem outras estratégias de marketing que podem ser usadas por seu escritório, mas um site ainda é uma ferramenta eficaz e de fácil manutenção. Por mais simples que sejam as informações no site, como endereço, contato, equipe e especialidades, essa é uma porta de entrada para novos clientes interessados em contratar seus serviços. Jamais negligencie a importância do site para a reputação do escritório.

Por essa razão, é importante que o design, layout e as informações reflitam tudo aquilo que um escritório normalmente gostaria de passar para seus clientes: confiabilidade, tradição, conhecimento sobre as áreas de atuação, experiência e bom gosto. E tome cuidado também com o português: erros de gramática e ortografia passam uma imagem pouco profissional e altamente questionável.

Esteja presente nas redes sociais

Sim, o advogado pode e deve estar presente em redes sociais como Twitter e Facebook. Elas são boas plataformas para divulgar seu trabalho hoje em dia, já que muitos clientes em potencial são também usuários dessas redes. Ao criar um perfil institucional para seu escritório, tenha em mente o tipo de público que você pretende atingir, postando conteúdos que sejam interessantes e relevantes para essas pessoas.

Um escritório que atua na área de Direito do Trabalho, por exemplo, pode comentar sobre as últimas decisões jurisprudenciais do TST, postar súmulas que orientem seus clientes e divulgar notícias relevantes sobre o tema. Enquanto o Facebook comporta posts maiores, com textos e imagens, o Twitter é uma rede com publicações de apenas 140 caracteres, na qual o perfil institucional costuma apenas direcionar o cliente para postagens no blog do escritório.

Cadastre-se no Google Meu Negócio para captar clientes na advocacia

Você pode até não ter ouvido falar sobre o Google Meu Negócio, mas, com certeza, já utilizou essa ferramenta ao procurar um estabelecimento de seu interesse na ferramenta de busca. De forma gratuita, donos de qualquer tipo de empreendimento cadastram informações como a localização, horário de funcionamento, contatos e outras informações relevantes em uma página do Google.

Quando um cliente em potencial fizer uma busca no Google, Google Maps ou Google+, seu escritório poderá surgir entre os resultados, a depender da relevância das informações fornecidas, o histórico de pesquisas do usuário e sua localização. Ou seja, é uma forma fácil, rápida e eficiente de literalmente colocar seu escritório no mapa mais usado pelas pessoas hoje em dia.

Estabeleça um bom networking desde a faculdade

Seus colegas de faculdade podem vir a trabalhar no departamento jurídico de empresas que sejam clientes em potencial ou indicar pessoas físicas para buscar seus serviços. Da mesma forma, colegas de trabalho durante estágios e outras passagens por escritórios de advocacia podem reconhecer e recomendar seu trabalho no futuro. Aproveite e mantenha cada relacionamento profissional estabelecido durante sua carreira!

Ofereça bons serviços e entregue mais resultados do que o esperado

É muito provável que um cliente satisfeito recomende seus serviços a outros clientes e assim por diante. Então, oferecer o melhor serviço possível é vantajoso para ambas as partes, e entregar mais resultados que o esperado pelo cliente é uma forma de colocar isso em prática. Dê feedbacks constantes sobre os processos de cada cliente, não demore a retornar e-mails e ligações e faça de tudo pelos interesses dele. Isso pode trazer novos negócios no futuro!

Tenha sempre cartões de visita à mão

Cartões de visita ainda são formas práticas e eficientes de trocar contato com clientes em potencial. De uma conversa no banco até encontros com profissionais diversos, haverá sempre uma oportunidade para divulgar seus serviços por meio de um cartão de bom gosto, com informações precisas sobre sua área de atuação, e-mail, endereço e telefone de contato. Procure também, fazer uso do uso de QR Code nos seus cartões, que é aquele código de barras em 3D, em forma de quadrado. Esses código podem conter o link do site do seu escritório ou até, permitir o networking por meio de redes sociais. Um smartphone, lendo esse código através da sua câmera, já pode apresentar diversas informações, sem que tenha que digitar nada.

Descubra novos nichos de atuação e demandas não supridas

Cada vez mais, abrem-se novas oportunidades de atuação para advogados. Hoje em dia, há áreas em franca expansão, como Direito da Internet, Direito da Moda e até mesmo Direito Desportivo. Por que não explorar essas áreas de especialidade? Se você tiver a oportunidade de reunir especialistas em áreas ainda pouco exploradas no Direito, essa poderá ser uma chance de se tornar referência de atuação advocatícia nesses nichos ainda pouco explorados. Aproveite!

Participe de congressos, seminários e outros eventos de sua área

Muitos escritórios marcam presença em congressos e seminários jurídicos por meio de patrocínios a esses eventos, mas também é possível participar como ouvinte. Além de ficar por dentro dos temas mais atuais de sua área da advocacia, essas são oportunidades para conhecer parceiros em potencial, empresários e outros futuros clientes ara seu escritório. Não se esqueça de levar seu cartão de visitas!

Respeite sempre o Código de Ética da profissão

Como todo advogado sabe, essa profissão tem um código de conduta bastante restrito, que prevê minuciosamente os tipos de publicidades que advogados e escritórios podem fazer, os padrões de comportamento público do profissional, suas limitações e prerrogativas, entre outras regras de conduta.

É muito comum que, na ânsia por captar mais clientes e atrair mais negócios para seu escritório, muitos advogados desrespeitem os termos do Código de Ética e Disciplina da OAB. Mas isso pode ter consequências irreversíveis para sua reputação, culminando até mesmo na perda da carteira da ordem.

Para evitar que isso aconteça com você, leia atentamente as diretrizes do código da OAB e não cometa nenhuma irregularidade profissional. Para saber mais informações sobre o que pode e o que não pode no marketing jurídico, clique aqui!

E você, como faz para captar clientes na advocacia de seu escritório? Utilize algumas dessas técnicas e veja seu fluxo de trabalho aumentar! Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outras postagens como essa.

Escrito por Juliana Bertolli

Analista de marketing

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