7 estratégias de marketing jurídico para você começar agora!

Por Sisea Sistemas

O seu escritório tem uma estratégia de marketing? O que antes era conversa de gigantes já pode ser visto como essencial. Hoje, não importa o tamanho do seu escritório, investir em marketing jurídico é fundamental!

Usar o marketing aplicado à área jurídica vai muito além da divulgação das atividades e serviços prestados por seu escritório! Um bom planejamento de marketing jurídico faz toda a diferença na hora de captar novos clientes e aumentar a lucratibilidade do seu negócio. Entretanto, quando falamos de marketing jurídico é preciso procurar consultoria de um especialista.

Existem diversos aspectos descritos no Estatudo da profissão (Lei nº 8.906/94) que são proibitivos quando o assunto são determinados tipos de divulgação. Seu escritório não pode tentar fazer venda casada de seus serviços jurídicos ou anunciar os valores cobrados abertamente. Essas limitações, porém, não devem ser um fator que impede seu escritório de investir em marketing na internet.

É possível fazer muita coisa pra construir uma imagem sólida para seu escritório na internet! Algumas estratégias podem te ajudar a investir no marketing jurídico da forma certa, para garantir que cada centavo valerá a pena. Aqui vamos falar um pouco sobre apresentação visual e como você pode garantir que a presença do seu escritório vai ser um sucesso.

Invista em design

Se vamos começar a falar da presença de sua marca é preciso parar um segundo ou dois para conferir se ela está em conformidade com a imagem que seu escritório quer passar. Caso não tenha investido no desenvolvimento de uma identidade visual que transmita a competência e seriedade de seu empreendimento o momento certo é agora.

Procure profissionais capazes de transmitir os valores de seu escritório através de uma papelaria requintada, cartões de visita elegantes e uma identidade visual coerente com seus objetivos no longo prazo. Assim como devemos nos preocupar com nossa apresentação pessoal e cuidar de alguns detalhes da aparência, é preciso cuidar da personalidade e visual do seu negócio.

Estabeleça uma presença online

Ainda é surpreendente a quantidade de escritórios que não possuem uma presença online interessante. É preciso investir na apresentação visual e usabilidade de seu site para que ele seja um cartão de visitas de seu escritório.

Pesquisamos a respeito de tudo na internet e não seria diferente na hora de escolher um escritório de advocacia! Por isso uma presença online estabelecida pode ser a diferença entre fechar muito negócios e ficar para trás.

Gere conteúdo

Ter uma presença online não adianta se seu escritório não faz nada com ela: produza conteúdo, compartilhe conhecimento e use a internet para convencer seu cliente que seu jurídico é a equipe que ele precisa. Procure utilizar seu site em todo seu potencial e atinja seus clientes da maneira certa produzindo conteúdo relevante para seus interesses. O marketing digital é um investimento menos custoso que o tradicional e possibilidade uma mensuração mais precisa dos resultados, podendo ser a alternativa que faltava para seu escritório decolar.

Escrever artigos para a internet é uma excelente forma de demonstrar conhecimento jurídico a cliente em potencial, mas também pode ser interessante produzir conteúdo para jornais e portais de sua região. Dessa maneira é possível conseguir divulgação expontânea a partir da exposição de opiniões, enquanto contribui para o debate.

Lembre-se de que marketing jurídico tem muito a ver com marketing pessoal

Se manter atualizado é essencial em qualquer profissão e no Direito não seria diferente. O marketing jurídico pode aprender e muito com o marketing pessoal e precisa ser fomentado no nível pessoal. Participe dos eventos na OAB de seu estado e procure frequentar seminários e palestras relacionados a sua área de atuação. O tradicional networking funciona muito bem e segue sendo um grande gerador de potenciais clientes.

Procure participar de eventos também com a produção de conteúdo: ministrando palestras, expandindo o conhecimento na área que domina e ajudando as pessoas a conhecerem seu trabalho e de seu escritório. Invista também em conhecimento, procurando fazer cursos e quem sabe até mesmo um mestrado.

Será possível conhecer novas pessoas durante os estudos, atualizar seus conhecimentos e encontrar oportunidades para participar de orientações e até mesmo dar aulas. Voltar para o ambiente acadêmico pode ser um grande investimento em sua carreira.

Invista no relacionamento com os clientes

Conquistar novos clientes é sempre bom, mas manter os que já temos satisfeitos é essencial. Para que sua estratégia de marketing jurídico funcione é preciso contar com um bom atendimento nos serviços prestados. Deixe claro para o cliente que ele é a prioridade de seu escritório e estabeleça contato com frequência, se lembrando de datas importantes.

Ser lembrado é uma parte importante de causar uma grande impressão com sua marca e o seu departamento de marketing jurídico deve estar sempre obstinado a manter o networking. Indicações de clientes são um importante gerador de novos negócios!

Melhore o recebimento de feedbacks

Não adianta ter um relacionamento com seu cliente se ele não puder ser pautado em honestidade. É preciso deixar claro no atendimento que os feedbacks recebidos são processados com a devida atenção. Mostre que melhorias são feitas levando em consideração sugestões recebidas e, ainda que algumas não cheguem a ser aplicadas deixe claro para seu cliente que suas opiniões são bem vindas.

Crie marketing jurídico espontâneo

Uma das melhores maneira de divulgar o trabalho do seu escritório é na prática: prestando serviços a comunidade e organizações voluntárias é possível aumentar a exposição dos seus serviços de forma indireta. Além disso, é uma excelente oportunidade de construir uma rede de contatos enquanto ajuda a comunide!

É possível dedicar parte das horas de seu escritório a causas sociais e fazer um excelente uso do conhecimento adquirido para melhorar as estratégias do seu marketing jurídico. Pense nessas horas como um investimento na construção de conhecimento jurídico e use o aprendizado para gerar ideias de conteúdo e continuar o ciclo da geração de leads.

Incorporar na rotina do seu escritório ações de marketing jurídico é um investimento garantindo a melhorar os resultados de seu escritório, seja ele grande ou pequeno. Já começou a pensar em como investirá seus esforços na área? Ajude-nos a ampliar o diálogo e conte o que não pode faltar na sua estratégia de marketing jurídico nos comentários!

Escrito por Juliana Bertolli

Analista de marketing

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